sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Destaque Musical da Semana - ULTRAMEN

Ultramen - Destaque Musical da Semana


Quantas bandas conseguem misturar inúmeros estilos musicais sem soarem esquizofrênicas e ainda por cima, durarem 16anos? No Brasil, mais precisamente em Porto Alegre, uma banda que faz parte da leva de Cachorro Grande, Vídeo Hits, Graforréia Xilarmônica e outros artistas, consegue passear por vários estilos musicais e lançar discos bacanas. Essa banda é a Ultramen. Comemorando 16 anos de estrada, os caras - Tonho Crocco no vocal, Pedro Porto no baixo, Julio Porto na guitarra, Zé Darcy na bateria, Marcito e Malásia que mandam ver na percussão e DJ Anderson no tocas discos e o do tecladista convidado Léo Boff- vêm à Caxias para apresentar o quarto álbum de inéditas da banda. Os outros foram Ultramen de 1998, Olelê de 2000, e O Incrível Caso da Música Que Encolheu & Outras Histórias (2003); além do Acústico MTV Bandas Gaúchas, junto com Cachorro Grande. Wander Wildner e Bidê ou Balde, lançado no ano passado).









Mais ou menos nessa fase, outras influências começaram aaparecer com força na mistureba musical do grupo, como a música brasileira e o reggae. Em 1997 a Ultramen entra em estúdio para gravar seu primeiro CD. Essa gravação, que havia sido totalmente bancada pela banda, chegou aos ouvidos do Dado Villa-Lobos, que resolveu contratar a banda e lançar o disco pelo seu selo, o Rock It! Esse CD saiu no final de 1998 e proporcionou à banda um maior reconhecimento do público e da mídia do resto do país, principalmente pela música "Vou a mais de 100" que chegou a tocar bastante em rádios paulistas. No Rio Grande do Sul, a faixa que ficou mais conhecida foi "Bico de Luz". Ambas as músicas renderam video clipes. Nessa época a banda fez shows importantes em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.


Com muito suor, a Ultramen vai ganhando o merecido reconhecimento. Além da participação no Acústico MTV, um ano antes os sete foram premiados como a melhor banda pop/rock pela Secretarial de Cultura do Rio Grande do Sul. Um exemplo desse suor e desse reconhecimento é que os caras viajaram mais de 36h para tocar em Santos e voltar para Porto Alegre, sem ganhar um tostão, já que o dinheiro da apresentação seria para cobrir os gatos da viagem, e encontraram o local com lotação esgotada. E é essa originalidade e irreverência que a banda traz à Caxias do sul, neste sábado. O show deve ser apresentado ao público caxiense o mais novo trabalho da banda, o CD caixa preta. A diversidade de estilos e sonoridades em Capa Preta mantém o nível das composições do clássico "Olelê", lançado em 2000 e mostra como é possível fazer um disco tão variado, mantendo sua coerência e unidade. A banda parece ter ganhado nova energia com a volta do guitarrista Julio Porto, que retomou sua posição ao lado do irmão Pedro Porto, baixista do grupo e um dos maiores destaques deste "Capa Preta". Isso já fica claro na primeira faixa, “Tubarãozinho”, com um riff bem rock, clima dançante e levada funk, tudo junto, coexistindo e resultando em uma música com a cara da Ultramen.

Depois de quatro anos sem lançar um álbum de inéditas a Ultramen tá vindo com “Capa Preta”. O disco, na real, estava bem encaminhado já há algum tempo, e poderia ter sido lançado na época do Acústico MTV bandas Gaúchas, mas o projeto da emissora acabou virando prioridade. Melhor – com este tempo a mais disponível, os caras se enfurnaram na casa/estúdio dos ultramanos no bairro Petrópolis em Porto Alegre. As músicas foram devidamente aprimoradas, algumas saíram do repertório, outras novas.

Ultramen amanhã dia 01/09 - Caxias do Sul - Festa da Escolha da Rainha da Festa da Uva

Nenhum comentário: